sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Resenha- Divergente

Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Paginas: 504
Ano:2012
Editora: Rocco
Classificação:★★★★


sinopse: Divergente - Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Oi gente, tudo bem? Espero que sim!
Vou ser bem franca com vocês,  eu não ia ler esse livro (nossa, Samilly porquê? ) Por que eu não sou fã de distopia e segundo, eu já tinha e ainda tenho recebido muitos spoiler dele. Fui em vários eventos literários e todos deram spoiler ( chorando de raiva) e perdi a vontade de ler. Só que em um belo dia, deu a louca em euzinha aqui e comprei a trilogia ( o Quatro ganhei) e tive que ler para saber a que fim leva os tais spoiler e tentei esquecer ( que não rolou, claro). E aqui estou eu falando de Divergente. Agora, que já sabe um pouco da minha história (doida) vamos para a resenha, porque eu enrolei (ainda to enrolando) demais.

Você já imaginou o nosso Brasil ou o próprio mundo dividido em facções? Então,  no mundo da Beatrice Pior é assim. Eles são divididos em facções,  no caso cinco. E Beatrice, tem que e precisa escolher. Cada facção tem seus costumes e benefícios para a sociedade: tem a Abnegação,  Amizade, a Audácia,  a Franqueza e a Erudição. A família de Beatrice vive na Abnegação,  que é a facção das pessoas altruístas e suas vestimentas são cinzas, não são vaidosos e uma mania de pensar primeiro no próximo que em si mesmo.

" A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela."(pag.111)


Cada jovem que completa 16 anos, precisam passar por uma cerimônia que as definirá para o resto de suas vidas. Eles tem que escolher se vai permanecer na facção que nasceu ou irá para outra. Para que isso ocorra eles tem que fazer p teste de aptidão,  para ajudar a fazer suas escolhas. Alguns seguem o teste, outros simplesmente ignoram e ficam em sua facção que nasceu. Ao término da cerimônia,  eles passam por uma iniciação,  onde são testados. E nem todos passa nos testes, e outros desiste. Estes viram os sem-facções e acaba que são obrigados a viver uma vida de pobreza, como mendigos.
A vida de Beatrice muda totalmente quando seu teste é inconclusivo.  Ela não tem aptidão para uma facção, mas sim para três: Abnegação,  Audácia e Erudição. Tori, uma dos membros da Audácia que aplicou o teste na Beatrice e a auxilia a nunca contar isso a ninguém. 


Quando um teste é inconclusivo é sinal de Divergência, que é algo perigoso que coloca sua vida em risco. A Beatrice sabe que é uma Divergente,  mas ela não sabe o que seja isso e o porquê do perigo.  Uma coisa que ela sabe é que deve se esconder em uma das facções e não chamar atenção para si. Só que, ao invés de fica quietinha na Abnegação ela escolhe a Audácia,  a facção dos corajosos.  Agora é Tris Pior e não Beatrice.  É iniciada da Audácia. Ela terá que sobreviver a algo que ela não faz ideia do que seja: ser uma Divergente.

"Suas palavras me surpreendem, e meu coração salta de repente. Eu preferia que não saltasse, porque, pela maneira como seu olhar passa direto pelo meu, percebo que ele não tem ideia do que acabou de falar. Eu solto uma risada."

(pag.262) 


Não vou negar, mas amei Divergente.  A escrita é ótima, só que achei que a autora da umas enroladinhas. E estou lendo Insurgente, que logo mas terá resenha.
                                   

Beijos, Samilly

3 comentários:

  1. Simplesmente amo esse livro, MUITO. A narrativa de Tris, desde o início é muito boa. Te faz querer saber mais e mais e mais sobre o livro, até que você não consegue mais se largar dele. é incrível. Esse, foi sem dúvida, um livro que li rápido. Cheio de ação do início ao fim, considerando que eles vão para a áudacia haha AMEI o post <3 Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Euu sou muito chata para distopias. Culpa de THG. Até hoje não li nenhuma que a superou.
    Mas, deixando isso de lado, achei esse primeiro livro bem legal. A narrativa flui bem. Mas pra mim, mais do mesmo. Uma nação, uma "guerreira" que vai tentar brigar com o governo para tentar mudar a realidade das coisas. Insurgente achei muito cansativo e Convergente não li pelo fato de: Saber o spoiler bombástico do final. Enfim, recomendo pra quem gosta mas, não morri de amores por ele. Só gostei. :X
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu amava essa trilogia, até vir um ser do inferno dar spoiler, perdi até a vontade de ler o último!
    Beijos

    ResponderExcluir