quinta-feira, 9 de abril de 2015

RESENHA- Elenor e Park




Autora: Rainbow Rowell 
Editora: Novo Século 
Páginas: 328 
5 estrelas 



Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.   Skoob



Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa.” (trecho do livro) 





Sabe aqueles livros que te faz querer entra e descobrir uma forma de conhecer e conversar com os personagens?  Então,  foi assim que me sentir quando conheci Eleanor,  uma garota ruiva, com cabelos rebeldes, que usa "roupas de menino" e sofre bullying não só na escola, mas também em casa.


A história se passa no ano de 1986, e se passa também em um ambiente escolar e com o clima nostálgico dessa época. 
No ônibus escolar, Eleanor conhece Park, um garoto coreano que ama revista em quadrinhos e é apaixonante.
E a forma que se acabam se conhecendo é tão fofa que é difícil não se apaixonar pelos personagens,  e lindamente, vão se apaixonando aos poucos. E poder ver esse relacionamento entre eles, mostra que o amor que emana dos dois não é pela aparência. 


Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo e completamente vivo.(trecho do livro)


Os capítulos,  eles são intercalados no ponto de vista de Eleanor e Park, e é isso que torna a história mais envolvente e interessante. 
Eleanor,  é uma garota forte, que não tem vergonha de ser quem ela é e por isso mesmo que conquistou Park e conquistou a mim também e vai conquistar você que é leitor.
A sua família é conturbada.  Sua mãe é uma mulher fraca, seu padrasto é terrível,  seus irmãos não são legais e para completar,  seu pai é ausente e ainda tirando o que ela passa na escola.


Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada. A não ser tocá-la. A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz. (trecho do livro)

Mesmo estilhaçada em milhões de pedaços, Eleanor ainda sentia o toque de Park em sua mão. Sentia o dedão dele explorando-lhe a palma. (trecho do livro)


A Rainbow Rowel escreveu a história de uma forma tão incrível.  Das vezes que fui acompanhando o desfecho da história, me identifiquei, sentir vontade de chorar, rir e mesmo quando não estava lendo, eles pairavam em meus pensamentos.
Uma leitura linda, leve e de amar demais.

Ficou com gostinho de quero mais? Então,  leiam, eu recomendo.





Resenha feita por Samilly 





Um comentário: