domingo, 17 de maio de 2015

RESENHA - Maze Runner Correr ou Morrer






Título: Maze Runner Correr ou Morrer 
Autor: James Dashner 
Editora: VeR
Número de Páginas: 426
Classificação: 5 estrelas 



Sinopse: Maze Runner - Correr ou Morrer - Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. Skoob






" Lembre Corra Sobreviva" 


Eu estou completamente sem palavras e fôlego até agora após 24 horas (no momento que estou fazendo a resenha) que terminei a leitura e ainda não conseguir parar de pensar no livro. 

O livro tem um clima de tensão durante toda a leitura, mas muitas vezes o autor conseguiu camuflá-lo com uma pitada de descontração. Sem deixar de lado as gírias e as palavras da clareira, que são e fáceis e um tanto complicada ao mesmo tempo, acho que foi devido a isso que demorei um pouco a engatar na leitura, pois voltava algumas vezes pra lembrar de certas palavras ditas por eles, mas nada muito complicado, que não desse pra continuar a leitura. 
   

" Thomas sabia que não tinha escolha. Ele se moveu. Para a frente. Esgueirando-se por entre os pinos de encaixe no último segundo [...] " 


Tudo começa com Thomas em uma especie de caixa que funciona como um elevador, ele não consegue se lembrar de nada, apenas do seu nome. Quando finalmente para, ele é recebido por diversos garotos de varias idades, e é nesse momento ele está na clareira. 

A clareira e cercada por um labirinto que muda sua posição toda a noite, e lá tem criaturas metade máquina, metade animal que eles chamam de verdugo. Na clareira todo mês chega um garoto e toda semana eles recebem mantimentos. Os verdugos acho que pode ser considerado a segunda maior preocupação dos clareanos, a primeira e achar uma saída. Também existe no labirinto insetos mas que na realidade são máquinas, eles são usados para vigiar os clareanos e saber o que está acontecendo na clareira, seguindo os passos deles até no labirinto. 
Na clareira a vida deles são bem organizadas, todos sabem as suas funções e tudo se baseia na ordem. 

" Cada grama da nobre coragem que sentira, a vontade de fazer a diferença, a promessa que fizera a si mesmo de devolver Chuck à família - tudo se desvanecera em uma neblina exaustiva de desesperança, um esgotamento profundo. "


O Thomas e aquele verdadeiro personagem principal, é destemido, corajoso e apesar da falta de memoria ele sabe bem o que quer, desde que ele chego na clareira e começo a saber um pouco sobre tudo, ele quis ser corredor, poder entrar, explorar o labirinto e achar uma saída. 

A vida deles muda quando Teresa chega, a primeira mulher na clareira, muito misteriosa consegue se lembrar de algumas coisas importantes antes de acordar, tem um misterioso dom entre ela e o Thomas e ambos tem uma super importante contribuição na historia. 


"Gemendo, forçou os olhos a se abrirem, a princípio deixando-os apenas semicerrados. O rosto rechonchudo de Chuck estava lá, fitando-o com olhos assustados. Mas então eles se acenderam e um sorriso abriu-se no rosto dele. Apesar de tudo, apesar do horror de tudo aquilo, Chuck sorria. "


Não posso deixar de falar dos personagens secundários, me apeguei muito a eles. Adorei o Chuck ele é tagarela e muitas vezes Thomas só quer que ele fique calado, mas no fundo se importa demais com ele e se tornaram grandes amigos. Minho, é o encarregado pelos corredores, corajoso e determinado. Newt acho que posso dizer que ele é o meu favorito, ele é um dos líderes, ele é corajoso porém traumatizado pelo labirinto. 


"Ele e Minho estavam alongando as pernas ao lado da Porta Oeste quando Chuck aproximou-se para se despedir.
- Eu iria com vocês - falou o garoto em um voz jovial exagerada - , mas não quero ter uma morte horrível. 
Thomas riu, surpreendendo-se.
- Obrigado pelas palavras de encorajamento.
- Tome cuidado - falou Chuck, num tom de voz mudado, expressando preocupação de verdade. - Gostaria de poder ajudá-los." 


 No final você só pensa em querer saber mais da historia, e é claro que existem diferenças com o filme.  O livro está mais que recomendado !!























Nenhum comentário:

Postar um comentário